Dia de Doar 2025

PT/EN

Postado em 07/11/2024

Reflexões do EA Global 2024: Aprendizados para Maximizar o Impacto e a Doação Eficaz

Luan Paciencia

Tempo de leitura: 4 min

Entre os dias 01/11 e 03/11 a doebem participou do EA Global 2024 em Boston - EUA, um evento organizado pelo Centre for Effective Altruism e membros da comunidade global do movimento Altruísmo Eficaz. 


Com atividades que incluem palestras, workshops, rodas de conversa e reuniões, o propósito do evento é a disseminação de boas práticas de pesquisa, evidências e trocas de ideias a respeito do desafio de maximizar o impacto social e contribuir para a soluções de problemas urgentes na sociedade.


Além dos efeitos subjetivos de estar em um evento com mais de 700 pessoas do mundo todo pensando sobre como gerar impacto positivo, o evento propiciou a ampliação de conhecimento e criação de conexões. Luan Paciencia, nosso Diretor de Pesquisa, participou do evento e destacou conteúdos de duas palestras que se relacionam diretamente ao trabalho da doebem, especialmente ao nosso compromisso com doação eficaz e organizações eficazes.


Framework para escalonar projetos de impacto com custo-efetividade

A primeira, realizada por Bethany Park e Karla O'Farrill da Innovations for Poverty Action abordou o desafio de como escalonar projetos de impacto nas áreas de saúde e desenvolvimento por meio da disseminação de evidências. As palestrantes apresentaram um framework com 7 aspectos que contribuem para este fim.


Do ponto de vista do projeto/programa, seu modelo de intervenção deve ser viável em diferentes contextos — ou seja, simplificado ao máximo, preservando as características centrais que garantem o impacto desejado. Além disso, deve ser altamente custo-efetivo, contendo uma Teoria da Mudança consistente e sustentada por evidências robustas. Isso inclui se mostrar mais custo-efetivo do que soluções alternativas.


Já em relação ao implementador, deve haver um modelo de financiamento ou de negócio, de tal forma que os custos para ampliação devem ser integralmente cobertos por fontes sustentáveis. Ainda, deve haver condições instauradas para implementação, incluindo recursos, apetite institucional e capacidade operacional para implementar e monitorar a intervenção no modelo expandido. Além disso, uma estratégia bem definida sobre como escalonar a intervenção, seja via expansão, replicação ou colaboração. Este tema está diretamente ligado ao que fazemos na doebem ao avaliar organizações por causa priorizada: https://www.doebem.org.br/priorizacao-causas.


O ecossistema também precisa ser favorável, ou seja, os contextos político, social e econômico devem ser propícios para a implementação escalonada do projeto. Por fim, como não poderia ser diferente, há um aspecto relevante do ponto de vista do propósito da própria expansão do projeto: o problema social que justifica essa estratégia precisa estar bem definido e bem evidenciado.


Para além desse framework, as palestrantes ainda compartilharam alguns desafios sobre como subsidiar stakeholders para tomarem melhores decisões por meio do uso qualificado de evidências robustas, no que sintetizaram como traduzir evidências em impacto, um desafio comum à doebem e central para a doação custo-efetiva. 

Ferramentas para fortalecer a pesquisa aplicada e tomada de decisão

A segunda palestra de destaque foi realizada por Morgan Fairless da Ambitious Impact e teve como tema a Pesquisa Aplicada, mais especificamente a apresentação de ferramentas e atitudes para tornar uma pessoa pesquisadora aplicada mais efetiva. 


Morgan destacou habilidades essenciais para produzir pesquisa relevante para tomadas de decisão concretas, incluindo o domínio de: elaboração de Teorias da Mudança, realização de análises de custo-efetividade, ferramentas para tomada de decisão e análise de evidências robustas, de forma a reforçar a nossa abordagem de pesquisa baseada em impacto.


Já em relação às experiências - sobre o tópico de pesquisa e o setor de impacto social - foram valorizadas tanto aquelas vividas, uma vez que moldam nossos julgamentos, quanto aquelas transferíveis, que jamais poderiam ser experimentadas concretamente por fatores contextuais, mas que podem ser acessadas por meio de uma atuação ativa da pessoa pesquisadora. 


Por fim, sobre os comportamentos, o palestrante evidenciou a proatividade para o aprendizado contínuo, o foco na produção de evidência para a tomada de decisão e o compromisso com a transparência durante todo o processo da pesquisa. Sobre o último ponto, algumas dicas como elaborar resumos executivos, apresentar à pessoa leitora os pontos centrais da pesquisa e explicitar o grau de confiança sobre as conclusões geradas. 


Como a doebem é uma organização sustentada na pesquisa para produção de evidências sobre oportunidades de doação eficaz, a palestra teve sinergia total com nosso trabalho e servirá como instrumento para aprimoramento contínuo do time. 

Ao retornarmos para casa, estamos ainda mais inspirados para aplicar o que aprendemos e continuar aprimorando nosso trabalho. Acreditamos que, por meio da troca de conhecimento e da colaboração, podemos gerar evidências ainda mais robustas a nossos doadores e, assim, potencializar nosso impacto.