PT/EN

Estudo de priorização de causas no Brasil - Pobreza e Desenvolvimento
Metodologia de avaliação das oportunidades de doação
Estudo de causa: Acesso a água tratada no Brasil
Estudo de causa: Acesso a alimentação adequada no Brasil
Oportunidade de doação: filtros portáteis
Oportunidade de doação: cirurgias de catarata
Oportunidade de doação: Organização Cidades Sem Fome
Estudo de causa: Doenças crônicas não-transmissíveis no Brasil

Conteúdos

Confira aqui as publicações elaboradas pela doebem como parte do processo de busca e avaliação de oportunidades de doação no Brasil.

Estudo de priorização de causas no Brasil - Pobreza e Desenvolvimento

O documento apresenta o estudo conduzido pela doebem com o objetivo de direcionar suas ações futuras, visando maximizar o impacto social das doações no Brasil. Utilizando o framework ITN, que avalia causas com base nos critérios de Importância, Tratabilidade e Negligência, o estudo identificou as oportunidades de doações mais efetivas, ou seja, que potencialmente geram maior retorno social por real investido. Foram analisadas 59 causas em sete áreas relacionadas à Pobreza e Desenvolvimento, com a contribuição de 16 especialistas. As causas com maior potencial de impacto identificadas foram: Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Acesso à Água Tratada e Fome, Subnutrição e Deficiência Nutricional.
Acesse Aqui

Metodologia de avaliação das oportunidades de doação

Documento que apresenta cada uma das etapas e passos envolvidos no fluxo de pesquisa da doebem em sua busca pelas melhores oportunidades de doação no Brasil. O guia compreende as etapas de priorização de causas, estudo aprofundado da causa e avaliação das oportunidades de doação.
Acesse aqui

Estudo de causa: Acesso a água tratada no Brasil

Publicação com os destaques do estudo sobre a causa priorizada “Acesso a água tratada no Brasil”, que buscou aprofundar o conhecimento sobre o tema e contribuir para a avaliação e recomendação de organizações atuantes na área. É resultado de uma revisão aprofundada da literatura científica, dados oficiais secundários e entrevistas com especialistas acerca das complexidades do acesso a água potável no Brasil, avaliando sua importância, desigualdades, impactos negativos, negligência em políticas públicas e alocação de recursos, e explorando soluções efetivas para o problema.
Acesse Aqui

Estudo de causa: Acesso a alimentação adequada no Brasil

Publicação com os destaques do estudo sobre a causa priorizada “Acesso a alimentação adequada no Brasil”, que buscou aprofundar o conhecimento sobre o tema e contribuir para a avaliação e recomendação de organizações atuantes na área. O estudo teve como objetivo evidenciar o impacto da fome sobre a população brasileira através de dados oficiais secundários. Em seguida, um levantamento dos esforços e competências do poder público contribuiu para o desenho de um mapa da negligência ao problema da fome no país, complementando os dados que evidenciam sua importância. Por fim, o estado-da-arte da literatura científica foi consultado em busca de intervenções comprovadamente eficazes, e seus custos (financeiros e outrossim) de implementação.
Acesse aqui

Oportunidade de doação: filtros portáteis

Relatório executivo sobre os filtros portáteis de micromembrana, distribuídos pelo Projeto Saúde e Alegria às comunidades e povos tradicionais no oeste do estado do Pará.Esta intervenção foi identificada pela doebem como uma oportunidade de doação altamente custo-efetiva para a insegurança hídrica no país e faz parte do portfólio de recomendações aos doadores.
Acesse aqui

Oportunidade de doação: cirurgias de catarata

Relatório executivo sobre a cirurgia de catarata congênita realizada pelo Caviver em crianças e jovens em situação de extrema vulnerabilidade social no Ceará e em municípios de estados vizinhos. O procedimento promove a reabilitação quase imediata, interrompendo a perda progressiva da visão. Essa intervenção integra o portfólio de recomendações para nossos doadores.
Acesse aqui

Oportunidade de doação: Organização Cidades Sem Fome

Relatório executivo sobre hortas urbanas da Organização Cidades Sem Fome, implementadas em comunidades vulneráveis com pouco acesso a alimentos nutritivos. Moradores são treinados como agricultores e contratados para produzir alimentos e o excedente é distribuído entre eles e suas famílias. Essa intervenção integra nosso portfólio de recomendações.
Acesse aqui

Estudo de causa: Doenças crônicas não-transmissíveis no Brasil

Publicação com os destaques do estudo sobre a causa priorizada, que buscou aprofundar o conhecimento sobre as DCNTs no Brasil e contribuir para a avaliação e recomendação de organizações atuantes na área. O estudo analisa a carga crescente de doenças como hipertensão, diabetes, obesidade e câncer, seus impactos na mortalidade, qualidade de vida e custos públicos em saúde, bem como lacunas de políticas públicas e oportunidades para intervenções eficazes.
Acesse aqui