PT/EN

FAQ

Sobre a doebem

O que faz a doebem?

A doebem avalia e recomenda as intervenções mais custo-eficazes do Brasil. Existimos para direcionar recursos de forma ótima em busca de atingir o maior impacto.

Quem fundou a doebem?

A doebem foi fundada em 2017 pela Elisa Mansur e Guilherme Samora após um curso de inovação em Stanford. Hoje, a Elisa segue como Conselheira, ao lado do Alexandre Teixeira e Lucas Giannini. Você pode conhecer nossa equipe clicando aqui.

Por que doar bem?

Organizações eficazes podem ser até 100x mais eficazes que organizações médias. Doar com eficácia é doar buscando que seu real possa causar o maior impacto possível. Para saber mais, clique aqui.

Quem pode acessar a Pesquisa e descobertas da doebem?

Todos. Nossos relatórios são públicos e estão disponíveis aqui no nosso site. Você pode ler mais sobre a nossa última pesquisa de priorização de causas clicando aqui e conferir os conteúdos publicados pela nossa equipe no menu Pesquisa.

Qual a diferença entre a doebem e outras organizações avaliadoras?

Trabalhamos com base em dados e evidências e realizamos uma avaliação extensa de cada organização promissora, recomendando apenas as mais custo-efetivas.

Sobre as organizações recomendadas

Que tipo de organizações a doebem recomenda?

Recomendamos organizações comprovadamente efetivas que causam impacto na ponta, dentro das causas que mapeamos como prioritárias.

Quais intervenções e organizações a doebem recomenda?

Atualmente, recomendamos os filtros de micromembrana, distribuídos pelo Projeto Saúde & Alegria e as cirurgias de de catarata congênita, realizadas pelo Caviver. Também direcionamos recursos para as melhores organizações do mundo pelo nosso Fundo Global.

A lista de organizações recomendadas da doebem pode mudar?

Sim. Como estamos sempre avaliando novas organizações, é possível que certas organizações sejam priorizadas em detrimento de outras por terem sido identificadas como mais custo-efetivas e capazes de gerar mais e melhor impacto.

A doebem cobra alguma taxa das organizações recomendadas listadas no site?

Não. Não cobramos nenhuma taxa para as organizações que recomendamos. 

Sobre doações

Como posso me tornar doador recorrente?

Clique aqui e escolha dentre as opções de organizações efetivas ou fundos e selecione a opção "doação recorrente". Depois é só inserir os dados de pagamento e sua doação eficaz mensal está garantida.

Não sei para qual organização doar, o que posso fazer?

Pode ser difícil escolher qual causa ou organização apoiar. Para isso, criamos o Fundo Eficaz. Você pode ler mais sobre o Fundo Eficaz clicando aqui ou doar para o Fundo clicando aqui.

Posso doar diretamente para a doebem? A doebem aceita pix?

Sim. Caso você queira apoiar diretamente nosso trabalho, aceitamos doações por pix através da chave contato@doebem.org.br

Como a doebem se suporta financeiramente?

No nosso checkout, sugerimos uma taxa opcional de 10% sobre o valor total doado e aceitamos doações diretas pelo pix contato@doebem.org.br. Também contamos com parceiros institucionais (empresas e institutos) e com o apoio do nosso conselho.

A doebem cobra alguma taxa adicional à minha doação?

Não realizamos nenhuma cobrança: sua doação é integralmente direcionada à organização de sua preferência, sendo deduzida apenas a taxa cobrada pela solução de pagamento Stripe).

Posso doar algum outro recurso além de dinheiro?

Não. Acreditamos em direcionar recursos livres ($) para as organizações recomendadas porque confiamos na autonomia e capacidade de gestão eficaz de cada uma.

Como posso saber o impacto causado pela minha doação?

Na página de cada organização, mapeamos o que a sua doação pode comprar, para que sempre fique fácil de calcular o impacto estimado causado pela sua doação. Você pode acompanhar também pelas nossas métricas de impacto atualizadas mensalmente.

Como faço para cancelar minha doação recorrente?

É só mandar um email contato@doebem.org.br para com o assunto "cancelamento" que resolvemos para você.

Não encontrou sua dúvida? Fale com a gente.

Você pode encontrar mais informações em: