Doar

FAQ

Sobre a doebem

O que faz a doebem?

A doebem avalia e recomenda as intervenções mais custo-eficazes do Brasil. Existimos para direcionar recursos de forma ótima em busca de atingir o maior impacto.

Quem fundou a doebem?

A doebem foi fundada em 2017 pela Elisa Mansur e Guilherme Samora após um curso de inovação em Stanford. Hoje, a Elisa segue como Conselheira, ao lado do Alexandre Teixeira e Lucas Giannini. Você pode conhecer nossa equipe clicando aqui.

Por que doar bem?

Organizações eficazes podem ser até 100x mais eficazes que organizações médias. Doar com eficácia é doar buscando que seu real possa causar o maior impacto possível. Para saber mais, clique aqui.

Quem pode acessar a Pesquisa e descobertas da doebem?

Todos. Nossos relatórios são públicos e estão disponíveis aqui no nosso site. Você pode ler mais sobre a nossa última pesquisa de priorização de causas clicando aqui.

Qual a diferença entre a doebem e outras organizações avaliadoras?

Trabalhamos com base em dados e evidências e realizamos uma avaliação extensa de cada organização promissora, recomendando apenas as mais custo-efetivas.

Sobre as organizações recomendadas

Que tipo de organizações a doebem recomenda?

Recomendamos organizações comprovadamente efetivas que causam impacto na ponta, dentro das causas que mapeamos como prioritárias.

Quais organizações a doebem recomenda?

Atualmente, recomendamos o Renovatio, o Instituto Dara e o Caviver. Também direcionamos recursos para as melhores organizações do mundo pelo nosso Fundo Global.

A lista de organizações recomendadas da doebem pode mudar?

Sim. Como estamos sempre avaliando novas organizações, é possível que certas organizações sejam priorizadas em detrimento de outras por terem sido identificadas como mais custo-efetivas e capazes de gerar mais e melhor impacto.

A doebem cobra alguma taxa das organizações recomendadas listadas no site?

Não. Não cobramos nenhuma taxa para as organizações que recomendamos. 

Sobre doações

Como posso me tornar doador recorrente?

Clique aqui e escolha dentre as opções de organizações efetivas ou fundos e selecione a opção "doação recorrente". Depois é só inserir os dados de pagamento e sua doação eficaz mensal está garantida.

Não sei para qual organização doar, o que posso fazer?

Pode ser difícil escolher qual causa ou organização apoiar. Para isso, criamos o Fundo Eficaz. Você pode ler mais sobre o Fundo Eficaz clicando aqui ou doar para o Fundo clicando aqui.

Posso doar diretamente para a doebem? A doebem aceita pix?

Sim. Caso você queira apoiar diretamente nosso trabalho, aceitamos doações por pix através da chave contato@doebem.org.br

Como a doebem se suporta financeiramente?

No nosso checkout, sugerimos uma taxa opcional de 10% sobre o valor total doado e aceitamos doações diretas pelo pix contato@doebem.org.br. Também contamos com parceiros institucionais (empresas e institutos) e com o apoio do nosso conselho.

A doebem cobra alguma taxa adicional à minha doação?

Não realizamos nenhuma cobrança: sua doação é integralmente direcionada à organização de sua preferência, sendo deduzida apenas a taxa cobrada pela solução de pagamento Stripe).

Posso doar algum outro recurso além de dinheiro?

Não. Acreditamos em direcionar recursos livres ($) para as organizações recomendadas porque confiamos na autonomia e capacidade de gestão eficaz de cada uma.

Não consigo doar agora, mas gostaria de arrecadar recursos de alguma outra maneira para as organizações recomendadas. Como faço?

Criamos uma plataforma chamada doesuafesta para você fazer do seu evento (aniversário, casamento, etc) uma oportunidade para impacto efetivo. Clique aqui, crie o seu evento e compartilhe com todo mundo.

Como posso saber o impacto causado pela minha doação?

Na página de cada organização, mapeamos o que a sua doação pode comprar, para que sempre fique fácil de calcular o impacto estimado causado pela sua doação. Você pode acompanhar também pelas nossas métricas de impacto atualizadas mensalmente.

Como faço para cancelar minha doação recorrente?

É só mandar um email contato@doebem.org.br para com o assunto "cancelamento" que resolvemos para você.

Não encontrou sua dúvida? Fale com a gente.

Você pode encontrar mais informações em:

Pesquisa. Avaliação. Impacto.

Inscreva-se na nossa Newsletter!

Siga-nos:

Fale com a gente!

Enviar